Antes da programação WEB
Há 6 anos, eu havia acabado de me casar e recebido a notícia de que seria pai. Eu já tinha trabalhado como estagiário de marketing, estagiário ajudante geral, analista de suporte técnico, atendente de telemarketing, funcionário de lanchonete de franquia, instalador de serviços de telecomunicações, mas naquele momento, eu estava desempregado e sem ideia nenhuma sobre o que eu iria fazer da minha vida.
Eu sempre gostei de tecnologia, em horas vagas, gostava de personalizar o sistema operacional do meu computador, entender os limites do que conseguia e não conseguia fazer. Por vezes, eu pegava computadores do meu prédio para formatar para fazer um dinheiro. Porém, eu estava cego e nem imaginava que conseguiria viver apenas fazendo aquilo de que gostava, até que recebi o conselho da minha esposa de focar meus estudos em programação de computadores. E no mesmo dia, dei entrada na faculdade de ADS.
Do zero ao senior
Após entrar na faculdade, decidi enviar currículo para tudo que fosse estágio relacionado a TI. Reparei no período de entrevistas que as vagas pediam bastante PHP, lembro que isso me chamou muita atenção. E não demorou para logo ser aprovado em um estágio de suporte técnico.
No período do estágio, estava focado em aprender tudo aquilo que eu podia absorver e elaborar ideias, e nas horas vagas, estudava programação JAVA pelo Youtube. Por ironia do destino, a empresa decidiu me dar treinamento em programação WEB para ajudar em pequenas correções no site deles.
Aproveitei tudo que pude aprender, porem financeiramente estava inviável manter a mim e minha família com o salário de estagiário e em 8 meses de estágio, decidi enviar currículos com minhas novas habilidades e para a minha surpresa, no mesmo dia recebi a proposta para entrar em uma empresa como programador PHP.
Entrei nessa empresa, em pouco tempo de vivência direta sendo o principal programador dos sistemas da empresa, consegui entender cada vez mais como funcionavam os conceitos principais da programação WEB: frontend, backend, consultas em banco de dados... E quanto mais aprendia conforme a necessidade da empresa, procurava entender e me desenvolver em cada uma das minhas descobertas isoladamente.
Depois de quase um ano, senti que havia necessidade de testar minhas novas habilidades no mercado de trabalho, e percebi que o retorno que tive foi muito grande, e acabei por aceitar uma vaga de Programador Frontend Sênior em uma empresa de comunicações e jornalismo.
A minha primeira experiencia como Sênior foi uma grande aventura, e principalmente, queria demonstrar para a empresa que eu realmente estava apto para ser um programador Sênior, então me afundei nos estudos sobre tudo que eu tinha dificuldade com o projeto, analisei o que meus colegas de equipe haviam feito anteriormente, como eles programavam e aprendi vários conceitos que tornaram o meu código muito mais bonito, funcional e objetivo. E assim como eu havia me comprometido, eu concluí o projeto com total sucesso.
O Pai Roqueiro
Depois de alguns anos como programador, já conseguia totalmente manter minha família, estava na melhor fase da minha vida financeiramente. Porém, eu e minha esposa percebemos que eu estava infeliz. Então, como uma maneira de contornar a situação, minha esposa decidiu me falar para comprar uma bateria eletrônica, como forma de agradecer todo esse esforço que fiz ao longo dos anos e relembrar um grande prazer que tive na minha adolescência: tocar bateria.
A bateria eletrônica acendeu uma grande chama em mim, tanto na curiosidade de como fazê-la funcionar ou como poder gravar por cima das minhas músicas favoritas, quanto na questão de criar conteúdo e entender como funciona o mundo da criação de conteúdo para a internet. E foi assim que criei "O Pai Roqueiro", um canal no youtube onde eu compartilhava minhas músicas autorais e covers, apenas para entender como o youtube funcionava.
Não demorou muito para entender que os vídeos mais acessados eram aqueles que ensinavam as pessoas a fazer algo. Meu vídeo mais acessado hoje, se chama "como ligar a bateria eletrônica no PC". E percebi que esses vídeos ajudavam as pessoas, eles eram gratos nos comentários e pediam por mais dicas.
Nos dias de hoje
Dediquei um ano inteiro para a música, gravei e produzi um álbum totalmente sozinho, porém não o lancei. Além disso, passei por uns momentos difíceis que me abriram novos horizontes e rapidamente pude me estabilizar novamente.
Esses momentos difícieis reativaram a minha paixão por estudar programação, além de me trazer algumas parcerias e tocar alguns projetos adiante. Mas uma coisa que ainda estava na minha cabeça era como adaptar o meu conteúdo do "O Pai Roqueiro" para esta nova fase da minha vida.
E é por isso que você está aqui neste blog. Pois aqueles que conhecem meu conteúdo já sabem que é aqui, que, aos poucos, posto as minhas ideias não somente sobre o mundo da programação, mas da internet e do empreendedorismo em geral.
Por isso, se você quiser saber mais sobre tudo o que eu penso no mundo da programação ou como eu lido com situações específicas, então devore o conteúdo do meu blog, pois garanto que isso vai adiantar muitos seus estudos em programação. Mas se você quiser uma ajuda, mentoria ou até uma força no seu projeto, preencha o formulário abaixo que entrarei em contato contigo, te mostrando alguma solução.
Bom, muito obrigado para você que leu até aqui, e não deixe de compartilhar esse website com os seus amigos. Até o próximo post!