Fala galera, tudo bem com vocês? Espero que sim. Quem vem acompanhando este blog, pode parecer que está com uma cara e uma pegada diferentes. Bem, isto é verdade. . . Quando iniciei o meu canal de YouTube, minha ideia era simplesmente compartilhar os avanços e conquistas diárias que me ocorria no dia a dia. Isso me levou a criar meus "conteúdos vencedores" (cujo chamo assim, pois eles tiveram um destaque maior no canal) como: Como ligar a bateria eletrônica no PC, Como acabar com a latência no Windows, Review da bateria Roland HD3. E também me levou a criar os vídeos que mais curti gravar, que são os vídeos de cover, no qual 99% das vezes eu toco na bateria alguma música que pensei durante a semana.
Minha ideia de iniciar no YouTube era justamente estudar o algoritmo dele e, de alguma forma, entender como eu via várias pessoas mostrando que conseguiam milhões de acessos, visualização e dinheiro como se fosse algo fácil e simples. Já tive tempos que postei todos os dias, já tive tempos que postei uma vez por semana, duas ou três. Tive resultados ótimos, alguns outros nem tão bons. Mas inconscientemente, eu percebia de alguma forma que isso estava me mudando aos poucos, e por mais estranho que pareça, eu estava gostando.
Eu percebia que ao longo do tempo, a ansiedade de postar vídeo todos os dias diminuíam, mas não significava que eu não estava dando atenção para o YouTube, mas sim que descobri que para gravar vídeos bons, eu tinha que estar bem mentalmente e para estar bem mentalmente, eu precisava estar descansado e disposto. Além disso, aos poucos percebi que fiquei menos perfeccionista, mas isso era bom, pois eu estava respeitando meu momento e meus resultados atuais e longe das câmeras buscava me aperfeiçoar com leitura, estudos, cursos e tudo mais. E o mais importante, percebi que a ideia para produzir conteúdo vale muito mais que o equipamento, porém um equipamento bom pode te trazer mais resultados, então tive que aumentar a capacidade de mensurar o quanto eu deveria investir e equipamento de acordo que estivesse dentro de minha realidade.
Tudo estava dando certo até que chegou um período de instabilidade profissional que me abalou profundamente. Eu lembro como se fosse ontem, tanto que escrevi uma das músicas que já me disseram que é uma das minhas melhores: nada. Pela primeira vez em muito tempo me vi desempregado. Para contextualizar vocês, fazia mais de 4 anos que isso não ocorria. A minha sorte foi que um amigo meu me indicou para uma vaga e me salvou por um tempo. Mas, a instabilidade aumentou quando em menos de três meses fiquei desempregado novamente por conta de organização interna da empresa, o que me salvou foi encontrar uma vaga cuja proposta era temporária, porém iria ter que voltar ao trabalho presencial.
Sempre deixei claro nos meus conteúdos que o YouTube não é minha fonte de renda, e sim o meu trabalho como programador, isto me limita a deixar o canal apenas para o meu momento livre. Então, este período de instabilidade foi a primeira vez que cogitei em abandonar tudo. Entretanto, uma chama que sempre queimou muito forte no meu peito é a do empreendedorismo, então neste período de instabilidade foi ontem eu mais consegui me aprimorar, pois tinha a meta exclusiva de conseguir voltar para o modelo Home Office, e foquei meus estudos para marketing digital, infraestrutura em nuvem e desenvolvimento avançado. Meu maior objetivo na hora era levantar o conhecimento para poder voltar a trabalhar de casa, seja trabalhando para alguém ou em negócio próprio.
Foi nesse período que desenvolvi os produtos que ofereço hoje como o Scheduler, Bot para WhatsApp... e foi onde eu me dediquei para criar o site da minha empresa Kamalahe e sua estrutura. Além disso, realizei umas parcerias ótima na área da tecnologia e devorei três livros de marketing digital do melhor nesse assunto: Russel Brunson. Nesse momento minha ideia era estruturar minha empresa e oferecer meus serviços no YouTube e voltar o canal mais para a área dos meus produtos. Mas parece que o destino tinha algo melhor para mim, pois em quatro meses nessa pegada recebi uma proposta para voltar ao Home Office, e claramente aceitei.
Como acabou o período de instabilidade, a princípio, o plano que eu tinha não se demonstrou mais tão necessário, e por um tempo fiquei refletindo o que iria fazer com a criação de conteúdo. Até chegar um final de semana cuja única coisa que eu queria era tocar bateria, e para ajudar minha filha se ofereceu para gravar. Como de costume, editei o vídeo tocando e percebi que este vídeo tinha me dado muito mais acesso do que o comum. Além disso, peguei para estudar o Analytics do meu canal e percebi que eu tenho uma boa movimentação de pessoas interessada em música e produção musical. Seria egoismo da minha parte se eu migrasse o conteúdo de uma forma bruta para um assunto totalmente nada a vê, sendo que a bateria e a música continua sendo meu escape.
Por isso hoje liguei meu computador, e decidi reformular este blog e site e mover todas as postagens de programação para o blog da Kamalahe. Lá, sim, você irá encontrar meu trabalho como programador, os serviços que ofereço e tudo relacionado ao mundo da tecnologia. Aqui no canal do Pai Roqueiro, vocês vão ler sobre o verdadeiro Renan na sua camada mais profunda, que é minha parte musical, e sei que muitos irão gostar dessa nova fase.
Então é isso, espero que tenham gostado das novidades, e nos vemos no próximo post ou no próximo vídeo.